Com renovação das frotas e tecnologia, transporte de Paulínia se torna referência na região
20 de dezembro de 2024


O mais recente investimento foi na frota escolar, que recebeu 110 ônibus e 14 micro-ônibus
A operação contará, no total, com 247 veículos e todos contam ar-condicionado e acessibilidade. Além disso, o consórcio lançará em breve o Serviço de Informação ao Usuário (SIU), que incluirá site, aplicativo e atendimento por telefone, para acesso às informações.
O prefeito Du Cazellato, durante o seu discurso estava visivelmente emocionado e satisfeito com a evolução do transporte em Paulínia. Ele destacou a importância desta concessão que atenderá o transporte escolar na cidade pelos próximos 10 anos. “Teremos um serviço com uma frota totalmente renovada, moderna e acessível, feito por uma empresa séria e que entrega o trabalho que o município precisa”, disse, referindo-se à recente experiência do transporte coletivo urbano.
Lembrou da fase anterior, logo que assumiu a gestão de Paulínia pela primeira vez, época que, segundo ele, o transporte era realizado de forma precária, com veículos mais velhos.
O Transporte em Paulínia avançou na gestão Du Cazellato com a renovação das frotas urbana, universitária e escolar. No início do mês, foram entregues 110 ônibus e 14 micro-ônibus, todos 0 km. Os veículos, que atendem ao serviço do transporte escolar, são equipados com acessibilidade, ar-condicionado, câmeras de segurança e um sistema de validação de embarque e desembarque.
O sistema permitirá que pais ou responsáveis acompanhem, em tempo real, o trajeto e o horário de chegada dos estudantes por meio de um aplicativo.
A entrega marcou o início da concessão do serviço de transporte escolar, que será operado pelo Consórcio Giz & Lápis e atenderá cerca de 13 mil alunos diariamente, matriculados em escolas municipais, estaduais e técnicas da cidade.


E ele completou, dizendo que a Transportes Capellini, uma das integrantes do novo Consórcio Giz & Lápis, faz parte do mesmo grupo que já atende o transporte urbano da cidade, por meio da MoV Paulínia, e também o transporte universitário, com a Rápido Sumaré, ambas integrantes do Grupo Belarmino, têm prestado um ótimo serviço ao município.
Em seguida, o secretário de Transportes João Vitor Teixeira analisou a evolução do transporte em Paulínia nos últimos anos que, para elevar a qualidade na prestação do serviço, se tornou mais seguro e moderno com ônibus novos e muita tecnologia de ponta. Segundo ele, o uso da tecnologia permite o controle da operação em tempo real. “Começamos com a concessão do transporte urbano do Município. Em seguida, cuidamos do atendimento voltado para os estudantes universitários. E, agora, focamos na melhora do atendimento do transporte escolar com o Consórcio Giz & Lápis, o que finaliza o trabalho feito neste governo”, enfatizou.
Segundo ele, as mudanças no setor de transporte público trouxeram mais qualidade, conforto e segurança para o atendimento da população paulinense.
Cursos de monitor
O Programa Qualifica Paulínia oferece periodicamente em parceria com o SEST/SENAT o curso gratuito de Monitor de Transporte Escolar e Primeiros Socorros.
Transporte inclusivo
No mês de maio, o prefeito Du Cazellato, através do Programa Mov Inclusivo (PMI), entregou mais duas vans adaptadas para atender pessoas com autismo e que tenham dificuldades em usar o transporte coletivo.
As vans são da Mercedes Benz, têm capacidade para 15 passageiros, câmeras internas de segurança e contam com ar-condicionado.
O PMI funciona todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de atender pessoas com autismo, também transportam pessoas com mobilidade reduzida e deficiência.
Para utilizar é preciso realizar um cadastro pessoalmente no Departamento de Inclusão Social e Diversidade da Secretaria de Cidadania e Justiça, localizado no Paço Municipal, com atendimento das 8h às 17h.
Frota urbana
Em março de 2022, a MoV assumiu a concessão do transporte urbano. A nova frota recebeu um investimento de R$ 33,6 milhões por parte da nova concessionária. Os novos ônibus têm ar-condicionado, wi-fi grátis, tomadas com entrada USB para carregamento de celulares, biometria facial, monitoramento por GPS, aplicativo MoV Paulínia – no qual o usuário acompanha o horário do seu ônibus em tempo real – e contam com 100% de acessibilidade.
Os usuários também passaram a contar com a integração temporal de 40 minutos. Além de novos ônibus, a Mova também investiu em melhorias na comunicação visual do Rodoshopping Paulínia. A empresa também criou novos itinerários para levar mais comodidade aos usuários e ampliar o número de locais atendidos.









