SEXTA-FEIRA, 20 DE dezembro DE 2024 • N.º0002

Grandes obras de infraestrutura da gestão Du melhoram mobilidade em Paulínia

20 de dezembro de 2024

Atualmente está em construção a terceira ponte sobre o rio Atibaia

Ponte da Rhodia

Em julho de 2020, foi inaugurado o novo sistema viário da Rodovia Doutor Roberto Moreira, popularmente conhecida como Estrada da Rhodia.

A obra entregue pelo prefeito Du Cazellato, coloca fim a um problema iniciado em 2014, quando o local foi interditado.

O novo sistema viário tem cerca de 60 metros e conta com duas novas pontes. Além disso, a Administração executou a instalação de guarda corpo em toda extensão da via, postes de energia foram realocados e também houve a correção de ângulo na rotatória em frente a portaria da empresa Rhodia no sentido Campinas/Paulínia. Vale destacar que a mitigação ambiental do local também foi realizada.

Plano de mobilidade

Em 2023, foi aprovado a Política Municipal de Mobilidade Urbana, um documento abrangente que envolve trânsito, acessibilidade, ônibus, ciclovias, melhorias em calçadas e até aumento da iluminação, para estimular a população hoje com receio de andar a pé

A gestão Du Cazellato ficará marcada na história de Paulínia principalmente pelos investimentos em infraestrutura. Está em construção na cidade uma das maiores obras de interligação viária realizada na atual gestão e nos últimos anos, a terceira ponte sobre o rio Atibaia. A nova ponte estaiada de 350 metros vai interligar a região do Fortaleza aos bairros São José, Cascata e adjacências.

A nova estrutura, que será a terceira ponte construída na cidade, é uma continuação da Avenida Aristóteles Costa e faz parte de um conjunto de melhorias no sistema viário municipal para promover mobilidade urbana e segurança no trânsito.

Desde o início das obras, em 30 de junho de 2023, significativos avanços foram alcançados.

Durante uma visita, o prefeito destacou a importância dessa nova conexão viária para os moradores da cidade. “A construção dessa ponte é um marco para o desenvolvimento de Paulínia. Ela facilitará o deslocamento entre os bairros e melhorará a fluidez do trânsito, trazendo mais qualidade de vida para a nossa população,” afirmou.

Essa é a segunda grande obra de interligação viária realizada na atual gestão. Em maio de 2023, o prefeito inaugurou, após mais de 20 anos de espera, a Ponte Estaiada, que liga os Monte Alegre e João Aranha. A estrutura fica sobre o Rio Atibaia e pode ser utilizada por motoristas, ciclistas e pedestres. A ponte é feita de concreto armado e tem 42 metros de altura, o equivalente a um prédio de 15 andares. A extensão possui 260 metros e 26,85 metros de largura.

Ao todo, são quatro faixas de rolamento, além de ciclovias e pistas de passeio nos dois sentidos. Antes da ponte, os motoristas tinham que fazer uma volta pelo centro da cidade, com cerca de 10 quilômetros, pra irem de um bairro ao outro. Além do tempo de deslocamento até a Rodovia Anhanguera (SP-330). A Prefeitura investiu cerca de R$ 50 milhões na construção da Ponte Estaiada, que já é considerada o novo cartão-postal de Paulínia.

Segundo a Prefeitura, autora do projeto, é a primeira vez que o município idealiza uma política sobre o tema, definindo objetivos para os próximos anos.

O PlanMob-Paulínia prioriza pedestres e meios alternativos de transporte, deixando veículos motorizados em segundo plano. Também prevê que todos os pontos de ônibus tenham informações sobre itinerários e horários das linhas.

O documento inclui ainda programa de educação no trânsito; vagas de estacionamento rotativo e plano de duplicação e obras em vias existentes, além de estudos para repassar parte do valor arrecadado com multas de trânsito para a gestão de ciclovias e calçadas.

Outra novidade é a regulamentação do tráfego de veículos de carga no município, com horários restritos para carga e descarga, e a criação de rotas alternativas para o tráfego de veículos de carga especial.